Depois do horário nobre, Globo e Record levaram a batalha por exposição da própria marca também em Portugal. As duas emissoras estão gastando um dinheiro razoável não só em publicidade, mas também em novas sedes. Assim que o passageiro deixa o terminal do aeroporto de Lisboa, a primeira coisa que vê é um gigantesco logotipo da Record cobrindo o prédio do antigo hotel Luxor. Também a cinco minutos da chamada "cidade baixa", o imenso logotipo da Globo também enfeita um prédio novo em folha, cujo térreo será ocupado pelos estúdios da emissora.
Nenhuma das duas TVS divulga investimentos. A Globo estreia sua nova sede portuguesa no próximo semestre, preocupada com o crescimento da Record Internacional naquele país. A Record cresceu justamente à sombra da saída da Globo do "line-up" dos pacotes básicos de TV paga.
Como a emissora passou a cobrar como um "canal premium", a Record abriu seu sinal a todos pacotes de TV paga. Por isso mesmo a Record pode até se gabar por ser a maior TV brasileira no exterior, mas a Globo tem um faturamento infinitamente maior com assinantes de seu canal internacional.
A nova sede da Globo vai abrigar ainda uma lojinha com produtos de grife própria. Hoje só há uma lojinha dessas no Brasil (no shopping Barra Sul).
A Record passou a investir mais em Portugal nos últimos três anos. A curva de investimento acompanha a curva de crescimento da Igreja Universal naquele país. A igreja de Edir Macedo tem se expandido em Portugal justamente na população mais pobre, como, por exemplo, os imigrantes oriundos de países africanos.
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